builderall

No dia 16 de outubro, aconteceu o 2º Encontro do JCC Coopercocal, dando continuidade ao desenvolvimento do projeto VMA ? Veículo de Manutenção Autônomo, realizado pelo CETEC em parceria com a Coopercocal e o Sescoop/SC, por meio do programa Jovens Cooperativistas Catarinenses.

Nesta nova etapa, os alunos mergulharam ainda mais no universo da robótica e da eletrônica aplicada, aprendendo sobre o funcionamento dos motores de corrente contínua (DC) e do módulo controlador L298N, responsáveis por receber os sinais dos sensores reflexivos e garantir que o VMA mantenha o trajeto correto ao longo da maquete da Rede de Distribuição de Energia Elétrica.

Além da parte prática com os componentes eletrônicos, o encontro também contou com um momento de aprendizado técnico sobre os equipamentos que compõem uma rede de distribuição (R.D.). Os estudantes conheceram os tipos de redes, estruturas, religadores, reguladores de tensão, chaves faca e fusível, bancos de capacitores e para-raios, ampliando a compreensão sobre o funcionamento real do sistema elétrico que o projeto busca simular.

Com muito interesse e participação, os jovens cooperativistas da Coopercocal seguem avançando na construção de seus veículos autônomos, unindo tecnologia, aprendizado e cooperativismo em mais uma etapa cheia de descobertas e experiências práticas.



Confira mais um pouco sobre esse encontro na matéria do link: https://www.cocal360.com.br/jovens-cooperativistas-transformam-aprendizado-em-acao-e-constroem-o-futuro-com-robotica-e-cooperacao/